Depois do 1.º Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso, realizado na FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e no MNSR (Museu Nacional dos Reis), nos dias 4 e 5 de novembro de 2016, onde estive presente na Comissão Executiva e na Comissão Cientifica do evento, venho partilhar com vocês o programa para a próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, no Anfiteatro Nobre, uma jornada memorável a “Homenagem Amadeo de Souza Cardoso no centenário da morte 1918-2018”. 

É com muito entusiasmo, orgulho, gratidão e carinho que estou mais uma vez envolvida para recordar e homenagear um grande artista português. Até la! aqui partilho a informação:

Programa 

14H00 – sessão de abertura 

14H30 – palestra – Prof. Jubilado António Cardoso – FLUP 

15H30 – palestra – Prof. Catedrático Bernardo Pinto de Almeida – FBAUP

16H30 – intervalo  

16H45 – filme/documentário – Christophe Fonseca faz a apresentação do seu filme “Amadeo, O Último Segredo da Arte Moderna” 

18H30 – apresentação por Luís Damásio do livro da sua autoria “Amadeo, Vida e Arte”. 

O DCTP, com o apoio e a colaboração do CITCEM, faz uma homenagem a Amadeo de Souza Cardoso, no ano do centenário da sua morte, lembrando o longo percurso percorrido no reconhecimento do lugar de exceção da sua obra na arte em Portugal e no mundo, e na historiografia da arte.