MAAT – Lisboa “Um Imaginário Termodinâmico”, Tomás Saraceno.

O projeto de investigação Aerocene, que proporcionou a instalação intitulada “Um Imaginário Termodinâmico”, do artista Tomás Saraceno realizada na galaria Oval do MAAT, encarnada como uma cápsula cosmológica, o artista, enquadra a experiência sensorial, artística e científica da visão da era futura em que os seres humanos exploram a energia solar e eólica para habitar a atmosfera do planeta.

Esculturas, fotografias, vídeos reunem experiências de vários anos de investigação realizada e que simultaneamente o artista apresenta em elaborado através a magnífica produção artística.

Gostei muito da exposição, pois como “amante” do mundo das energias renováveis condivido a opinião do artista no momento em que declara “a independência de uma sociedade que assenta no carbono e destrói o ambiente”. Apoio a iniciativa artística, científica e ética, de Tomás Saraceno, interpretando a visão artística e a relação com o meio ambiente enquadrado num período onde subimos alterações climáticas, onde tudo está a virar ‘cinza’! Uma exposição que vale a pena visitar.